segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Dante Alighieri X Salvatore Ferragamo
Quem souber qual é a relação entre Dante Alighieri (1265/1321) e Salvatore Ferragamo (1898/1960) ganha um doce.
Quando Ferragamo voltou à Itália, na década de trinta, já consagrado nos EUA, e montou sua loja em Florença, escolheu o Palazzo Spini Feroni. É lá que funciona hoje o Museo Salvatore Ferragamo, inaugurado em 1995 . Em pleno centro histórico, o que se vê é uma bela loja da marca. Mas ao entrar no prédio, é necessário descer uma escada para uma espécie de porão. (Ao contrário do telefone se fio que circula pela internet dizendo que o museu está no segundo andar)
É neste lugar que se encontra o que une o escritor e o sapateiro: o Poço de Beatrice, a musa de Dante. Ele a viu numa festa aos 9 anos de idade, o que provocou-lhe comoção física e espiritual. Nunca se falaram. Algumas teorias afirmam que Beatrice Portinari foi para Dante a sublimação do amor humano, "a idéia máxima que vivificava o espírito e o fazia andar" (Eliphas Levi) e para outras, se tratava de um pseudônimo para a pátria. Fato é que no maravilhoso museu Ferragamo também há uma alusão à musa dantesca.
Lá estão várias formas de madeira de atrizes famosas, cerca de 10 mil pares de calçados que se revezam no mostruário, uma sala de vídeo (com poltronas super confortáveis), telas, fotos de personalidades amigas de Ferragamo e a cereja do bolo: os seus desenhos. As fichas de produção de 70 anos atrás! Os croquis são lindos, extremamente proporcionais. Alguns parecem fotos...
Voltando ao autor da Divina Comédia, a Casa di Dante está a poucos quarteirões dali. Seu quarto ficava no sótão. Uma visita imperdível em Florença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário