quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Vou pra Porto Alegre, tchau"


O nome do site já diz tudo: Porto Cultura. Descobri passeando pela net e não pude deixar de parabenizar. Eles também gostaram do meu trabalho e fizeram matéria. Vale a pena conferir. http://www.portocultura.com.br

domingo, 14 de setembro de 2008

Primeiro sapato

Estava arquivando materiais de coleções passadas e vi esta foto do primeiro calçado que fiz. Na época a minha preocupação era saber se o tricot resistiria a este tipo de uso. Procurei por várias indústrias químicas para ter informações sobre impermeabilização do material. Para minha feliz surpresa, o tricot se mostrou uma excelente matéria-prima. E não é que comecei com pé direito?!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Dante Alighieri X Salvatore Ferragamo


Quem souber qual é a relação entre Dante Alighieri (1265/1321) e Salvatore Ferragamo (1898/1960) ganha um doce.

Quando Ferragamo voltou à Itália, na década de trinta, já consagrado nos EUA, e montou sua loja em Florença, escolheu o Palazzo Spini Feroni. É lá que funciona hoje o Museo Salvatore Ferragamo, inaugurado em 1995 . Em pleno centro histórico, o que se vê é uma bela loja da marca. Mas ao entrar no prédio, é necessário descer uma escada para uma espécie de porão. (Ao contrário do telefone se fio que circula pela internet dizendo que o museu está no segundo andar)
É neste lugar que se encontra o que une o escritor e o sapateiro: o Poço de Beatrice, a musa de Dante. Ele a viu numa festa aos 9 anos de idade, o que provocou-lhe comoção física e espiritual. Nunca se falaram. Algumas teorias afirmam que Beatrice Portinari foi para Dante a sublimação do amor humano, "a idéia máxima que vivificava o espírito e o fazia andar" (Eliphas Levi) e para outras, se tratava de um pseudônimo para a pátria. Fato é que no maravilhoso museu Ferragamo também há uma alusão à musa dantesca.
Lá estão várias formas de madeira de atrizes famosas, cerca de 10 mil pares de calçados que se revezam no mostruário, uma sala de vídeo (com poltronas super confortáveis), telas, fotos de personalidades amigas de Ferragamo e a cereja do bolo: os seus desenhos. As fichas de produção de 70 anos atrás! Os croquis são lindos, extremamente proporcionais. Alguns parecem fotos...
Voltando ao autor da Divina Comédia, a Casa di Dante está a poucos quarteirões dali. Seu quarto ficava no sótão. Uma visita imperdível em Florença.